A fadiga crônica vai além da rotina de trabalho exaustiva e da falta de sono. Na maior parte dos casos, o cansaço constante é causado por pequenos hábitos cotidianos que, somados, geram indisposição. Veja alguns dos motivos para você estar sempre cansado:
Telas
Trabalhar e estudar em frente a computadores e celulares se consolidou nos últimos anos. A exposição constante às telas nos mantém em estado de alerta e geram cansaço. Por isso, é recomendado desligar os aparelhos eletrônicos pelo menos 30 minutos antes de dormir.
Ciclo circadiano
O relógio biológico determina os horários de atividade e de sono. Ele funciona de acordo com nossa exposição à luz natural e, por isso, ambientes com pouca iluminação durante o dia ou muito iluminados durante a noite prejudicam a disposição natural do corpo.
Sedentarismo
Um estilo de vida sedentário não só prejudica a saúde física, mas a mental e a disposição biológica para a realização de atividades no dia a dia. De acordo com o Departamento de Saúde dos EUA, pelo menos 30 minutos de exercício diário são recomendados.
Má alimentação
A má alimentação é outro fator que contribui para a fadiga em excesso. Comidas e bebidas ricas em açúcares, álcool e gorduras saturadas nos deixam mais sonolentos e menos dispostos.
Esgotamento emocional
O esgotamento emocional pode ser causado por diversos motivos, como o estresse constante do trabalho, problemas pessoais e até mesmo o período pós-parto. Situações mentais podem se converter em mais cansaço e indisposição.
Além desses motivos, o cansaço constante também pode ser sintoma de doenças e distúrbios como anemia, depressão, falta de vitaminas, disfunção da tireoide, diabetes, problemas cardiovasculares e respiratórios.