Benefícios do chá de maçã com canela

Bruno Bucis

Maçã e canela formam uma dupla aromática que é famosa nas sobremesas. A combinação da fruta com a especiaria, porém, também dá origem a um chá saboroso que pode trazer benefícios à saúde.

A bebida pode melhorar a absorção de açúcar do organismo, diminuindo o risco de diabetes; regular o funcionamento do sistema digestivo; e ter efeito termogênico, facilitando a queima de calorias.

“A maçã é rica em polifenóis, que dão à fruta propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, especialmente na casca", diz a nutricionista Patrícia Leite, de São Paulo.

A canela é rica em compostos antioxidantes e que diminuem a absorção de açúcar no corpo. A combinação destes ingredientes auxilia na manutenção da imunidade e no combate a processos inflamatórios.

A maçã também atua na prevenção da diabetes, regulando o açúcar no sangue. A ação é potencializada pelo efeito hipoglicemiante da canela, que diminui a resistência do metabolismo ao açúcar.

 “Especialmente quando é aquecida, a canela tem ação termogênica e induz o corpo a acelerar o metabolismo, o que pode colaborar com o emagrecimento”, diz o nutricionista Antônio Vigolo.

Emagrecimento

Contraindicações

Apesar dos benefícios, o chá de maçã com canela não é para todos. Ele é contraindicado para gestantes devido ao risco de causar contrações no útero e aumenta as chances de aborto.

Por ter também o efeito de reduzir a glicemia, o chá deve ser evitado por pessoas com hipoglicemia.

O chá de maçã e canela também é contraindicado para pacientes com doenças hepáticas graves, já que a canela possui cumarina, que pode afetar o funcionamento do fígado.

TEXTO:
Bruno Bucis

IMAGENS:
Getty Images e Storyblocks