A perda da memória é um sintoma bem conhecido da demência.
O esquecimento do nome de um parente ou de um fato recente são observados com frequência entre as pessoas que vivem com a condição.
Mas também existem outros comportamentos que podem indicar o declínio do cérebro.
Estudos mostram que a alteração na velocidade da fala e da caminhada e a piora no senso de direção também podem ser sinais precoces de demência e merecem uma investigação médica.
A demência é caracterizada pelo declínio cognitivo e/ou alterações comportamentais importantes o suficiente para interferir nas atividades de vida diária do paciente e em sua independência.
Sintomas precoces da demência
Velocidade da fala: a diminuição do ritmo da fala pode ser um indicativo precoce e importante da saúde do cérebro em adultos. Em estudos, a fala lenta foi associada a funções cerebrais mais fracas.
Caminhada: Mudanças no ritmo de uma pessoa ao caminhar também podem ser um indicador precoce de demência, como mostrou pesquisa publicada na revista científica Jama Network, em 2022.
À medida que a capacidade cognitiva diminui, o pensamento fica mais lento e os pacientes demoram mais para pensar sobre para onde estão indo e o que devem fazer para contornar objetos.
Piora do senso de direção: sinal bastante recorrente do Alzheimer. Um estudo mostrou que pacientes “superestimavam as curvas”.