Por ser associada ao ganho de força e aumento do desempenho nos exercícios, a suplementação com creatina tem se tornado cada vez mais mais popular entre os praticantes de atividades físicas.
O suplemento é um ótimo aliado para quem treina, mas você sabe em quanto tempo ele faz efeito no seu corpo?
Geralmente, a creatina começa a funcionar depois de cerca de três semanas. No entanto, o período depende da dosagem, resposta do corpo de cada pessoa e da frequência dos treinos físicos.
A creatina é formada pelos aminoácidos glicina, etionina e erginina, que atuam como fonte de energia para as células musculares. Ela também é produzida naturalmente através do fígado, rins e pâncreas.
De acordo com a nutricionista Luiza Franco, a creatina atua no sistema anaeróbico aláctico (ATP-CP), fornecendo energia para os músculos.
“A ‘falha’ muscular durante um exercício indica que o estoque de ATP está se esgotando. Com níveis adequados de energia, esse esgotamento ocorre mais tarde”, explica a nutricionista.
- Atua como fonte de energia nas células musculares.
- Auxilia na construção muscular, aumentando a força para a realização de exercícios de resistência e alta intensidade.
Para que serve a creatina?
O consumo do suplemento também facilita a recuperação no pós-treino. Como resultado, os usuários aumentam a massa muscular mais rapidamente.
A creatina também pode ter benefícios para o cérebro e para a prevenção de doenças crônicas.